sexta-feira, 13 de março de 2009

HORTENSIAS

As Hortensias (Hidrangea macrophilla) são originárias da Ásia. Muitas pessoas reclamam que adquirem mudas de hortênsia de determinada cor e, com o passar do tempo elas mudam de cor: de azuis, as flores se tornam cor-de-rosa ou vice-versa.

Por que isso acontece?
Na verdade, o índice de acidez e alcalinidade do solo pode realmente alterar a coloração dessas flores.

Mas se você quer definir a cor da sua hortência, aí vai o segredo:

Para obter flores na cor Azul :recomenda-se regar o canteiro duas vezes por ano com a seguinte mistura: 20g de sulfato de alumínio (pode ser substituído por pedra ume) diluído em 10 litros de água.

hortensia azul

Para obter flores na cor Cor-de-rosa: faça primeiro uma poda na planta, para ajudar a eliminar parte do alumínio contido nas folhas. Depois, transplante-a para um novo canteiro, já preparado com 300g de calcário dolomítico por m2 .

hortensia cor-de-rosa

Para obter flores na cor Azul-violeta: colocar de molho em água alguns pedaços de palha de aço usadas e depois aplicar a “água enferrujada” nas regas semanais das hortênsias, alternando com outras regas normais.

hortensia azul-violeta

8 comentários:

Anny disse...

Maravilhosas. Adoro hortencias.

Karin Ronchi disse...

São lindas não é mesmo Anny? Obrigada pelo comentário.

Nana disse...

Olá. Gostaria de saber onde posso encontrar "calcário dolomítico"? Em lojas de produtos agropecuários??? Desculpa a pergunta meio idiota!!! hehee

Karin Ronchi disse...

Acredito que sim Nana, em agropecuárias ou empresas especializadas. *-*

helena herek disse...

Quero cultivar todas as cores, obrigada pela informação...Essas hortências são lindas!!!

Ana Maria Zago Basilio disse...

Estou querendo plantar hortências pela beleza e pelas cores. Adorei as dicas.

Wilda disse...

Como faço para obter hortênsias na cor vermelha. Vi uma e me apaixonei.
Quem puder me dar esta dica vou ficar agradecida .

Karin Ronchi disse...

Wilda, eu anda não testei mas li sobre alguns testes, e sabendo que quando um solo é mais ácido a cor da planta escurece e quando o solo é menos ácido ela tende a clarear, temos as seguintes opções: Pra baixar o ph - limao e vinagre
pra subir - bicarbonato de sodio, tente fazer estas regas sempre intercalando com regas normais, até chegar a sua coloração desejada! Se der certo volte e nos conte o resultado, beijos!